sábado, 26 de dezembro de 2015

OUVIR OS MAIS VELHOS(E ATENDER AOS MAIS NOVOS)



Há mais de dois anos não publico aqui...hoje meu filho achou por acaso e me pediu para voltar a escrever, meio que dando bronca(e como eles conseguem fazer isso bem!)..e eu , obediente, voltei.

Falo sempre da relação de professor-aluno-pais, porque esse é meu universo mais frequentado,o que não deixa de ser relações humanas, e por tanto hoje vou falar dos conselhos de mais velhos. Aqueles que às vezes parecem piegas, mas na verdade são quase pragas...não aceita para você ver? Dá azar!

Dois anos atrás(quase logo depois de ter publicado aqui..coincidência!) um indivíduo atropelou meu carro com o dele.. Um desconhecido, para ser exata. Mamãe aconselhou deixar para lá..mas certa da justiça humana, entrei numa ação, perdi, recorri e cansei..A justiça falhou. Vou pagar o conserto daquele que me avariou. Mesmo convicta de ter sido a vítima, mesmo com tudo provando isso..mas justiça tem as vendas, né? Me resta acatar e lembrar o conselho da minha mãe..

E quantas vezes fazemos isso? Quantas vezes não deixamos para lá? Quantas vezes a mágoa nos corrói e por quanto tempo a gente permite isso? Quantas vezes a gente reage, explode ou simplesmente ignora , certa de que somos vítimas ? E por vezes somos..mas e daí? Quem se importa?
Que diferença vai fazer para a vida daquela pessoa que te magoou ou te feriu se você era vítima ou não? Vai fazer diferença para você que além do sofrimento na hora, vai ter que carregar essa mágoa sozinha,,por sei lá quanto tempo!

Então , meu conselho hoje que tenho já 40 anos é o mesmo da minha mãe: Deixa para lá...Deixa pra lá a pessoa, a ocasião, a raiva,a mágoa , o sentimento, a pedra que é essa lembrança. Não creia na sua justiça nem em outra que não seja divina. Deixa para lá!Você vai perder, sim. Mas só a chance de não carregar mais o peso que lhe conferiram, ou a indenização que não é devida. E isso é lucro.Acredite!

Tudo na vida acontece por uma razão, e a gente escolhe que razão é essa: Razão que me faz amadurecer e produzir pérolas(parafraseando a ostra que produz na dor) ou razão que me faz infeliz por um infinidade de tempo através da indiferença do outro e do meu próprio sofrimento. Sua escolha

Bom fim de 2015!!!